Reitora da Uern busca agilizar liberação de convênios em Brasília

13/09/2023

Cicília Maia cumpriu extensa agenda na capital federal. Entre os compromissos, reitora se reuniu com equipe do FNDE.

Foto: Reprodução (Redes Sociais)
Foto: Reprodução (Redes Sociais)

Do Blog Maricelio Almeida, com informações da Agecom/Uern

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, cumpriu agenda em Brasília nesta terça (12) e quarta-feira (13), acompanhada da pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fátima Raquel, e da superintendente de infraestrutura, Sara Barroso. Na capital federal, Cicília, entre outros compromissos, se reuniu com a coordenadora-geral de relações interinstitucionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Adriane Carrara, oportunidade em que foi discutida a liberação de recursos de convênios para a universidade.

"Fomos ao FNDE na busca de darmos mais um passo importante nas obras oriundas de emendas individuais e também da emenda de bancada de 2019. Mais uma vez pedimos celeridade nos retornos das análises técnicas dos nossos projetos. Tivemos um aceno importante para dois convênios, um relacionado à rede coletora e banheiros e o outro relacionado à pavimentação. Tenho certeza que agora conseguiremos destravar mais esses dois convênios. Vamos continuar nesse monitoramento e buscar destravar todos os convênios que ainda estão com alguma pendência", pontuou a reitora.

Ainda em Brasília, ao visitar todos os deputados federais e senadores potiguares, Cicília Maia recebeu a garantia de apoio da bancada potiguar para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais, que tem como objetivo principal trabalhar na regulamentação do financiamento federal para as instituições de ensino superior (IES) estaduais e municipais.

"Apesar de sua capilaridade e do impacto dessas instituições em seus estados e municípios, as universidades estaduais e municipais não estão inseridas nas discussões sobre a educação superior no país e não conseguem acessar importantes fontes de financiamento com recursos federais. A criação dessa frente é fundamental para o fortalecimento dessas universidades", afirma a reitora.

Durante as audiências com os parlamentares, a reitora apresentou os avanços da universidade nos últimos anos, que já diplomou mais de 56 mil pessoas nas diversas áreas do conhecimento. Na oportunidade, ela entregou ofício solicitando a destinação de emendas para a Uern, para a aquisição de veículos com o objetivo de reestruturar a frota para atender à demanda crescente de ensino, pesquisa, extensão e inovação da instituição.

Por fim, a reitora Cicília Maia convidou deputados e senadores para participar da Assembleia Universitária que marca os 55 anos da Uern, que será realizada no próximo dia 28, às 15h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró.

"Foi uma agenda intensa e bastante positiva. Toda a bancada acolheu com muita sensibilidade as nossas pautas e tenho certeza de que irão contribuir para o fortalecimento da nossa universidade", concluiu a reitora.